SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue114Reading fluency intervention - Scoping reviewMediated writing as a stimulation activity in the appropriation of the alphabetic system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SQUILANTE, Debora Luz; VIZIOLI, Rebeca Soares Principe  and  MANTOVANI, Carina Cella Panaia. Mediação em grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem: revisão da literatura. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.114, pp. 383-391. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200031.

A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica, explorando artigos publicados entre os anos de 2008 e 2018 que abordassem a mediação em grupos de crianças com dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar e clínico. O levantamento foi realizado nas bases de dados SciELO e Pepsic e na Revista Psicopedagogia. Foram analisadas as principais informações, abordadas em 7 artigos, referentes à mediação grupal realizada por profissionais e dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes na fase escolar. Os resultados apontaram que a mediação em grupo com crianças, independentemente do contexto no qual estão inseridas, contribui para a superação das dificuldades de aprendizagem. Desse modo, o mediador quando considera o indivíduo como um ser integral alcança uma mediação eficaz, possibilitando mudanças positivas no desenvolvimento.

Keywords : Dificuldade de Aprendizagem; Mediação Grupal; Aprendizagem Mediada; Psicopedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License