SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número114Intervenção com a fluência de leitura - scoping reviewA escrita mediada como atividade de estimulação na apropriação do sistema alfabético índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SQUILANTE, Debora Luz; VIZIOLI, Rebeca Soares Principe  e  MANTOVANI, Carina Cella Panaia. Mediação em grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem: revisão da literatura. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.114, pp. 383-391. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200031.

A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica, explorando artigos publicados entre os anos de 2008 e 2018 que abordassem a mediação em grupos de crianças com dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar e clínico. O levantamento foi realizado nas bases de dados SciELO e Pepsic e na Revista Psicopedagogia. Foram analisadas as principais informações, abordadas em 7 artigos, referentes à mediação grupal realizada por profissionais e dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes na fase escolar. Os resultados apontaram que a mediação em grupo com crianças, independentemente do contexto no qual estão inseridas, contribui para a superação das dificuldades de aprendizagem. Desse modo, o mediador quando considera o indivíduo como um ser integral alcança uma mediação eficaz, possibilitando mudanças positivas no desenvolvimento.

Palavras-chave : Dificuldade de Aprendizagem; Mediação Grupal; Aprendizagem Mediada; Psicopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License