SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue114Group mediation of children with learning difficulties: Literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

DUTRA, Gislene Silva. A escrita mediada como atividade de estimulação na apropriação do sistema alfabético. Rev. psicopedag. [online]. 2020, vol.37, n.114, pp. 392-403. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200032.

A pesquisa de Ferreiro e Teberosky acerca da psicogênese da língua escrita foi popularizada no Brasil na década de 1980 e, mesmo diante das comprovadas contribuições desses estudos para a alfabetização, ainda se faz presente na realidade das escolas brasileiras professores alfabetizadores que não conseguem compreender o que as crianças já sabem sobre a escrita e, em decorrência dessa falta de clareza, encontram dificuldades em saber o que fazer para que a criança se aproprie do sistema alfabético. O objetivo desse artigo é discutir as possibilidades do uso da escrita mediada como um instrumento de intervenção psicopedagógica para a estimulação das hipóteses de escrita das crianças não alfabetizadas acerca do sistema alfabético. A metodologia adotada para a construção desse artigo foi a pesquisa bibliográfica, que serviu de aporte teórico para a apresentação de estratégias práticas de estimulação em cada hipótese de escrita no sentido de contribuir para a apropriação do sistema alfabético. Foi possível concluir que o psicopedagogo precisa considerar os conhecimentos que as crianças já possuem em cada nível de escrita como ponto de partida para a intervenção psicopedagógica e que a escrita mediada é uma atividade que contribui para o avanço das hipóteses de escrita das crianças.

Keywords : Escrita mediada; Diagnóstico; Estimulação; Psicopedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License