SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número115descompassos e relações entre leitura e escrita em crianças falantes do português: um teste parcial da teoria de UTA frith índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CIDRIM, Luciana; AZEVEDO, Nadia Pereira Gonçalves de  e  MADEIRO, Francisco. Elaboração de uma lista de palavras no âmbito da ortografia para escolares com dislexia: 'Dyslexic Sight Words'. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.115, pp. 5-17. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210001.

Este estudo contempla a criação de uma lista de 60 palavras frequentemente escritas de modo incorreto por disléxicos. A proposta é inspirada na metodologia que utiliza listas de 'sight words' no ensino de palavras de alta frequência na língua inglesa. Participaram 60 escolares, 30 do Grupo Dislexia (GD) e 30 do Grupo sem Dislexia (GSD). Foi aplicado um questionário a 30 profissionais, que declararam 40 palavras frequentemente escritas de modo incorreto por disléxicos. Concebeu-se uma lista das 60 palavras mais citadas pelos profissionais. Todos os escolares realizaram um ditado dessas palavras. Foi constatada diferença no desempenho do GD comparado ao GSD ao escrever a lista de palavras. No GD as dificuldades persistem por mais tempo e há maior variedade de alterações ortográficas. A concepção da lista de palavras associada ao número alto de erros cometidos pelo GD pode oferecer subsídios para abordagens de intervenção no âmbito clínico e educacional.

Palavras-chave : Educação; Escrita Manual; Aprendizagem; Ensino; Dislexia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License