SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número115descompassos e relações entre leitura e escrita em crianças falantes do português: um teste parcial da teoria de UTA frithA percepção da família sobre o nível de atividade física e o comportamento sedentário nos pré-escolares: consequências para o desenvolvimento físico e cognitivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BLASZKO, Caroline Elizabel  e  PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Formação e atuação profissional do psicopedagogo nos municípios da região sul do Brasil. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.115, pp. 30-43. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210003.

O presente estudo traz um recorte da tese de doutorado intitulada "O psicopedagogo na rede pública municipal em sete estados brasileiros: cenários e desafios". Neste artigo, apresentam-se dados referentes aos psicopedagogos atuantes na rede pública municipal em três estados da Região Sul do Brasil. Objetivou-se mapear o serviço psicopedagógico oferecido nas redes públicas municipais de educação do sul do Brasil e investigar a formação dos profissionais psicopedagogos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva. Para a coleta de dados, foi encaminhado um questionário para 1.191 municípios que compõem os três estados. Constatou-se que 386 municípios possuem psicopedagogos atuando na área da educação, variando de 1 a 10 profissionais por município, totalizando 559 psicopedagogos atuantes no cargo. A pesquisa revelou que 464 profissionais atuantes no cargo possuem graduação em Pedagogia. Com relação à formação em nível de pós-graduação, constatou-se que 240 psicopedagogos cursaram especialização em Psicopedagogia, atendendo os requisitos propostos pela Associação Brasileira de Psicopedagogia para atuar no cargo. Outros 183 psicopedagogos têm formação em Psicopedagogia no âmbito institucional e um no âmbito clínico; sendo assim, uma parcela significativa de psicopedagogos possui formação fragmentada na área da Psicopedagogia. E um total de 97 profissionais que atuam no cargo de psicopedagogo possui formações distintas, as quais não têm reconhecimento nacional como campo de formação do psicopedagogo. Conclui-se também que existe a necessidade de novos concursos e contratação de psicopedagogos para atender as demandas locais de cada município, bem como há a necessidade da regulamentação da profissão no país.

Palavras-chave : Aprendizagem; Psicopedagogia; Rede Municipal; Atuação Profissional; Formação Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License