SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número115A percepção da família sobre o nível de atividade física e o comportamento sedentário nos pré-escolares: consequências para o desenvolvimento físico e cognitivoA psicopedagogia na (re)inserção escolar de crianças e adolescentes com leucemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

GOMES, Kelly Araujo Caldas; SILVA, Larisse Ferreira da  e  MACHADO, Dionis de Castro Dutra. Nível de atividade física em estudantes ouvintes e surdos de uma escola em teresina-PI. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.115, pp. 55-64. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210005.

A Organização Mundial da Saúde salienta o gradativo quadro de sedentarismo e seu impacto na população. A inatividade física é considerada o quarto principal fator de risco de doença, tornando-se um dos maiores problemas de saúde pública na atualidade. Todavia, há escassez de pesquisas voltadas à investigação e descrição de saúde em algumas populações específicas, dentre essas, a comunidade surda. Considerando essa lacuna no conhecimento, o presente estudo buscou verificar e comparar o nível de atividade física entre estudantes ouvintes e surdos de uma escola pública na cidade de Teresina-PI. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo com amostra de 28 voluntários, do sexo masculino e feminino, com idades entre 12 a 30 anos, estudantes de uma Unidade Escolar na cidade de Teresina-PI. Para coleta dos dados, foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). O teste de Mann-Whitney, utilizado para comparação entre os grupos, mostrou que houve diferença estatística somente nas variáveis de tempo gasto por dia em atividade moderadas (p=0,011) e no número de dias na semana que praticavam atividades vigorosas (p=0,051). O teste t, aplicado para amostras independentes, não mostrou nenhuma diferença significativa para o tempo em que permaneceram sentados em um dia de semana (p=0,424). Os resultados demostraram que embora as variáveis referentes ao tempo despendido por dia em atividades moderadas e ao número de dias na semana que os voluntários praticavam atividades vigorosas tenham mostrado diferença significativas, no contexto geral a deficiência não comprometeu o nível de atividade física na amostra estudada.

Palavras-chave : Educação Física; Nível de Atividade Física; Surdez.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License