SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número115A psicopedagogia na (re)inserção escolar de crianças e adolescentes com leucemiaRevisão integrativa sobre métodos e estratégias para promoção de habilidades socioemocionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SILVA, Daiane Marques  e  VAL BARRETO, Gustavo de. Contribuições da neurociência na aprendizagem da leitura na fase da alfabetização. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.115, pp. 79-90. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210007.

O objetivo deste estudo é compreender como as crianças aprendem a ler, considerando que essa não é uma tarefa natural. O seu processo de ensino-aprendizagem requer esforço cognitivo por parte da criança e exercícios adequados e sistemáticos. A aprendizagem da leitura envolve vários processos visuais, fonológicos, semânticos e linguísticos, ativando diversas partes do cérebro da criança. Para entender como isso ocorre, realizou-se um estado do conhecimento, estudo de caráter bibliográfico, no campo da neurociência em diálogo com a educação. O desenvolvimento do mesmo se deu pela busca e discussão de artigos científicos publicados nos últimos dez anos que trouxessem contribuições da neurociência acerca do processo de aprendizagem da leitura na fase da alfabetização no contexto escolar. A partir da análise dos artigos selecionados, constatou-se que o modelo denominado dupla rota pode explicar como as crianças aprendem a ler e que o desenvolvimento de habilidades fonológicas é indispensável nesse processo.

Palavras-chave : Leitura; Neurociência; Aprendizagem; Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License