SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número115Contribuições da neurociência na aprendizagem da leitura na fase da alfabetizaçãoA influência de mídias multissensoriais na aprendizagem de crianças com transtorno de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

OLIVEIRA, Patricia Vieira de  e  MUSZKAT, Mauro. Revisão integrativa sobre métodos e estratégias para promoção de habilidades socioemocionais. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.115, pp. 91-103. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210008.

Competências socioemocionais são um conjunto de habilidades fundamentais para o desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como para seu sucesso nas interações sociais. Estudos longitudinais apontam o impacto dessas habilidades em relação à saúde mental e física, aprendizagem, relações afetivas e profissionais. Neste sentido, pesquisas recentes têm alertado para a importância de promover tais habilidades a partir da primeira infância. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura no recorte de 2008-2019, em busca de estudos que apresentem métodos e estratégias para a promoção de habilidades socioemocionais na infância e na adolescência. Foram utilizadas as bases de dados SciELO, LILACS e PePSIC. Após empregados os critérios de elegibilidade, oito estudos entraram para a revisão. Em todos os estudos, os resultados do pós-teste indicaram diminuição de comportamentos antissociais e aumento de comportamentos pró-sociais. Contudo, foi possível observar que ainda são poucas as pesquisas que visam a investigar a eficácia de programas e estratégias de intervenção e promoção de competências socioemocionais.

Palavras-chave : Socioemocional; Inteligência Emocional; Intervenção; Interação Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License