SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue115Integrative review on methods and strategies to promote socio-emotional skillsGeneric competences of the professional psychopedagogue: Transmethodological analysis to update the professional profile through an experience of Participatory Action Research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SILVA, Ellen Paixão et al. A influência de mídias multissensoriais na aprendizagem de crianças com transtorno de leitura. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.115, pp. 104-120. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210009.

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que pode afetar a habilidade de leitura prejudicando, principalmente, o processo de alfabetização. Na leitura, alguns dos sintomas observados são os erros de reconhecimento de palavras e a dificuldade de decodificação de palavras, o que acaba ocasionando um prejuízo na compreensão de textos. Pesquisas publicadas na literatura indicam que o uso de conteúdos multimídia melhoram o desempenho de leitura de escolares com dislexia. No entanto, a maioria das aplicações multimídia usam apenas dois dos cinco sentidos humanos: a visão e a audição. O MBook, livro multissensorial desenvolvido para este trabalho, utiliza um rastreador ocular para sincronizar mídias multissensoriais de vento, cheiro, sons e luzes ao texto que está sendo lido. Baseado na hipótese de que o livro multissensorial poderia diminuir a sobrecarga na memória de trabalho durante a leitura, favorecendo a compreensão de textos, aumentando o número de palavras lidas por minuto e aumentando a motivação pela leitura, foi realizada uma comparação entre dois estudos de caso individuais, um com um escolar com dislexia e outro sem. Os resultados apontam para um ganho maior na compreensão do texto e aumento na velocidade da leitura pelo escolar com dislexia ao utilizar mídias multissensoriais. Além disso, em ambos os casos, o uso da ferramenta indicou um aumento na motivação pela leitura.

Keywords : Dislexia; Livro Multissensorial; Efeitos Sensoriais; Rastreador Ocular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License