SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número115Revisão integrativa sobre métodos e estratégias para promoção de habilidades socioemocionaisCompetencias genéricas de/la profesional psicopedagogo/a*: Análisis transmetodológico para la actualización del perfil profesional por medio de una experiencia de investigación acción participativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SILVA, Ellen Paixão et al. A influência de mídias multissensoriais na aprendizagem de crianças com transtorno de leitura. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.115, pp. 104-120. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210009.

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que pode afetar a habilidade de leitura prejudicando, principalmente, o processo de alfabetização. Na leitura, alguns dos sintomas observados são os erros de reconhecimento de palavras e a dificuldade de decodificação de palavras, o que acaba ocasionando um prejuízo na compreensão de textos. Pesquisas publicadas na literatura indicam que o uso de conteúdos multimídia melhoram o desempenho de leitura de escolares com dislexia. No entanto, a maioria das aplicações multimídia usam apenas dois dos cinco sentidos humanos: a visão e a audição. O MBook, livro multissensorial desenvolvido para este trabalho, utiliza um rastreador ocular para sincronizar mídias multissensoriais de vento, cheiro, sons e luzes ao texto que está sendo lido. Baseado na hipótese de que o livro multissensorial poderia diminuir a sobrecarga na memória de trabalho durante a leitura, favorecendo a compreensão de textos, aumentando o número de palavras lidas por minuto e aumentando a motivação pela leitura, foi realizada uma comparação entre dois estudos de caso individuais, um com um escolar com dislexia e outro sem. Os resultados apontam para um ganho maior na compreensão do texto e aumento na velocidade da leitura pelo escolar com dislexia ao utilizar mídias multissensoriais. Além disso, em ambos os casos, o uso da ferramenta indicou um aumento na motivação pela leitura.

Palavras-chave : Dislexia; Livro Multissensorial; Efeitos Sensoriais; Rastreador Ocular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License