SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número116Neurodesenvolvimento infantil: relato de avaliação psicológica sem uso de técnicas padronizadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

AMORIM, Amanda Freire et al. Desempenho intelectual e crenças disfuncionais em crianças vítimas de abuso sexual. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.116, pp. 143-151. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210024.

O abuso sexual infantil pode gerar consequências que afetam a cognição em níveis intelectuais e socioemocionais. Desse modo, o presente estudo buscou avaliar a inteligência de um grupo de crianças que sofreu abuso sexual e relacioná-la com crenças disfuncionais. Foi realizado no Hospital Universitário Júlio Müller em Cuiabá, Mato Grosso, no Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual. A amostra foi constituída de 17 participantes, de 6 a 10 anos e 11 meses de idade (M=8,1 anos; DP=1,4). A ela, foram administrados o teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR), para avaliação da inteligência, e a Escala de Atribuições e Percepções de Crianças (CAPS), para avaliação das crenças disfuncionais. Por meio da análise das classificações obtidas no MPCR, não foram encontradas crianças com déficits intelectuais. Por meio da correlação de Spearman, constatou-se que houve correlações moderadas entre o MPCR e o CAPS, com médio e grande tamanhos de efeito, mas inversamente proporcionais. Ou seja, quanto maior foi o desempenho intelectual, menores foram as crenças disfuncionais, e vice-versa. Tais dados encontrados permitiram concluir que o investimento em processos educacionais e interventivos psicoterápicos que visem o atendimento a ambas as variáveis se torna um dos fatores protetivos a esse grupo clínico.

Palavras-chave : Abuso Sexual Infantil; Disfunção Cognitiva; Estudo de Correlação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License