SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número116Neurodesenvolvimento infantil: relato de avaliação psicológica sem uso de técnicas padronizadasCaracterização de clientela de atendimento psicopedagógico da rede pública de Barueri índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SILVA, Andrialex William da. A relação da criança com a linguagem icônica presente na era digital: a percepção infantil sobre os ícones no smartphone. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.116, pp. 167-184. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210020.

O avanço tecnológico tem transformado nossas relações. Os aparelhos digitais e suas linguagens mediam nosso contato com o outro e com o mundo. Entre as linguagens presentes nesses aparelhos, está a icônica. A criança, também usuária desses aparelhos, faz uso desta linguagem e abre espaço para reflexões. Nesse sentido, objetivamos analisar o uso da linguagem icônica em smartphones por parte de um grupo amostral de crianças. A pesquisa de natureza aplicada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e desenvolveu uma intervenção pedagógica a fim de alcançar seu objetivo, dividida em três etapas: anamnese com os responsáveis, entrevista e uma bateria de testes com as crianças. O grupo amostral contou com a participação de sete crianças de 4 a 7 anos de idade, todas não alfabetizadas. Os principais resultados da pesquisa foram: relação do interesse da criança pela tecnologia de acordo com a idade; a diversidade de formas que a linguagem icônica pode assumir no aparelho digital e suas variantes; e o domínio pleno das crianças sobre a linguagem icônica nas novas tecnologias. Concluímos que os sujeitos investigados, nativos digitais, compreendem a linguagem dos ícones presentes nas novas tecnologias e que a pesquisa abra espaços para novos estudos sobre a temática.

Palavras-chave : Linguagem Icônica; Criança; Tecnologia; Aparelho Digital; Smartphone.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License