SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue116The child's relation whit the iconic language existent in digital age: The childish perception about icon in smartphoneRelationships between executive functions and ADHD in children and adolescents: A systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

KLUMPP, Carolina Ferreira Barros  and  MORENO, Flávia Cristina Costa. Caracterização de clientela de atendimento psicopedagógico da rede pública de Barueri. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.116, pp. 185-196. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210021.

Este artigo apresenta resultado de estudo retrospectivo desenvolvido com o objetivo de traçar o perfil de clientela atendida no ano de 2019 no atendimento psicopedagógico disponível na rede pública municipal de Barueri, SP. Para a coleta de dados, foi utilizado o banco de informações disponibilizado pelo Departamento Educacional Especializado da Secretaria de Educação de Barueri, o qual contém informações advindas de 335 prontuários referentes aos alunos atendidos. Os dados foram analisados de acordo com a estatística descritiva simples. O estudo demonstrou que a população atendida era predominantemente do sexo masculino (68,65%), sendo sua maior parcela alunos oriundos dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental, provenientes de famílias de baixa renda e moradoras de bairros periféricos. Em relação ao processo de aprendizagem destes alunos, a modalidade de aprendizagem patológica predominante foi a hipoassimilação-hiperacomodação (49%), sendo que 80% do total dos alunos possuía nível cognitivo abaixo do esperado para a faixa etária e 50% não se encontrava plenamente alfabetizada. Concluiu-se que os problemas de aprendizagem estão relacionados a fatores emocionais, pedagógicos e socioeconômicos (desigualdade social), bem como que o fracasso escolar é uma realidade para a maior parte do público encaminhado. Políticas públicas devem ser desenvolvidas para minimizar estes fatores.

Keywords : Ensino-Aprendizagem; Fracasso Escolar; Escola Pública; Psicopedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License