SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue116Characterization of clientele of psychopedagogical assistance from the public Barueri networkLearning strategies for high school students: A study review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SOUZA, Isadora de Lourdes Signorini et al. Relações entre funções executivas e TDAH em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.116, pp. 197-213. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210023.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) se caracteriza pela desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem ser observadas já no início da infância. O TDAH afeta diretamente as Funções Executivas (FE), responsáveis pela regulação de comportamentos sociais e habilidades cognitivas, reduzindo o desempenho escolar e gerando problemas pessoais. Sendo assim, pesquisas relacionadas ao tema mostram-se importantes do aspecto clínico e educacional, podendo contribuir para a melhora da qualidade de vida dos indivíduos afetados. Portanto, neste estudo de revisão sistemática, buscou-se quantificar e explorar artigos com pesquisas empíricas que relacionam o TDAH e as FE. Foram utilizadas as bases de dados: Periódicos CAPES, LILACS, SciELO, PePSIC e SIBiUSP. Os critérios de inclusão foram o ano de publicação (2009-2019), língua portuguesa e artigos relacionados apenas à infância e à adolescência. No total foram encontrados 112 artigos, dos quais seis foram analisados. Os critérios examinados incluíram neuroanatomia, instrumentos de avaliação utilizados para a detecção do transtorno, entrevistas realizadas, gênero e nível escolar dos participantes. Foi observado que os instrumentos mais utilizados, nos artigos analisados, foram o SNAP IV, o WASI, o Teste de Trilhas, o Teste dos Cinco Pontos, o Teste de Atenção por Cancelamento e o subteste Go-no-Go do Neupsilin Infantil. A atual pesquisa permitiu mostrar o que há de mais recente sobre o assunto. Porém, apesar de sua importância, notou-se que existe uma escassez de estudos nacionais que correlacionam estes temas. Logo, são necessários mais estudos empíricos brasileiros que se dediquem a contribuir para estas áreas do conhecimento.

Keywords : Função Executiva; Desatenção; Hiperatividade; Impulsividade; Instrumentos de Avaliação; Neuroanatomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License