SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue116Learning strategies for high school students: A study reviewPsychopedagogue's work in cognitive rehabilitation of the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PIRES, Luciana; SACILOTTO, Isabele Candiotto  and  PEDAGOGA, Ana Paula de Próspero. Para quem serve a avaliação psicopedagógica?. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.116, pp. 224-239. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210017.

O presente estudo tem como objetivo compreender o papel da avaliação psicopedagógica a partir da abordagem teórica da Psicopedagogia Dinâmica, que amplia a compreensão do aprender para além das concepções da reeducação e que extrapola os enquadramentos fragmentados do sujeito diagnosticado. A motivação para a realização desse trabalho é desvincular a visão reducionista dos diagnósticos e laudos que fragmentam, enquadram e conferem ao sujeito da aprendizagem um caráter patológico, caminhando desse modo em direção às experiências que mobilizam a construção de sua autoria de pensamento. Nesse cenário, são consideradas as relações do sujeito aprendente nos diferentes sistemas nos quais se encontra, como se expressa, pensa e revela seu potencial de aprendizagem. A metodologia estabelecida é fundamentada em uma pesquisa bibliográfica, tratando-se de uma revisão de literatura sobre o tema.

Keywords : Psicopedagogia Dinâmica; Avaliação Psicopedagógica; Sujeito Aprendente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License