SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número116Para quem serve a avaliação psicopedagógica?A dimensão social na psicopedagogia: Violência como risco à aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SANTOS, Fabiana Ferreira Oliveira  e  SILVA, Alessandra Aparecida dos Santos. O trabalho do psicopedagogo na reabilitação cognitiva do idoso. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.116, pp. 240-253. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210022.

O presente artigo busca evidenciar a possibilidade de atuação do psicopedagogo no campo da geriatria, especificamente na reabilitação cognitiva de idosos com prejuízos cognitivos decorrentes tanto do processo natural do envelhecimento quanto de doenças e/ou lesões cerebrais. A metodologia adotada para esta pesquisa é a da revisão bibliográfica narrativa e encontra-se ancorada em áreas do conhecimento como a neurociência, a psiquiatria, a neuropsicologia, a análise do comportamento e a neurologia. Conclui-se que o psicopedagogo, por possuir conhecimentos que o levam a ter afinidade com tais áreas e por ser um especialista em processos de aprendizagem, possui competência para colaborar em programas de reabilitação cognitiva de modo a atuar como facilitador na construção e reconstrução de saberes que promovam o restabelecimento da autonomia do idoso e sua plena reinserção ao convívio social.

Palavras-chave : Idoso; Demência; Senilidade; Cognição; Reabilitação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License