SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número116O trabalho do psicopedagogo na reabilitação cognitiva do idosoDiscalculia e educação: quais conhecimentos os professores possuem acerca deste tema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SILVA, Ismaelly Batista dos Santos  e  BARBOSA, Adriana de Andrade Gaião e. A dimensão social na psicopedagogia: Violência como risco à aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.116, pp. 254-271. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210019.

O conceito, entendimento e abrangência sobre violência têm se transformado ao longo dos séculos, e, à medida que as civilizações evoluem, novos modos de enxergá-la são desencadeados, assim como são suscitadas estratégias de prevenção, controle e combate a tal ato danoso e dolo para os sujeitos vitimados. Este ensaio analisa a dimensão social na Psicopedagogia à luz da literatura científica e visa caracterizar contextos de risco potencial para aprendizagem de adolescentes e jovens adultos em contexto de vulnerabilidade social e violência, além de preconizar novos olhares acerca da atuação psicopedagógica. A metodologia segue a lógica dedutiva em um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Como resultados são apresentadas reflexões sobre violência nos múltiplos espaços de aprendizagem e cenários prospectos de atuação psicopedagógica. Por fim, conclui-se que o psicopedagogo está situado como um profissional de relevância crítica para promover prevenção, intervenção, educação e reabilitação contínua a indivíduos em situação de vulnerabilidade social e em risco de violência no contexto do ensino e aprendizagem.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Sociedade; Ensino e Aprendizagem; Violência; Vulnerabilidade Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License