SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue116The social dimension in psychopedagogy: Violence as a risk to learningPhonological awareness: Different ways of evaluation in children with typical development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MATOS, Edneia Felix de  and  SANTOS, Daniela Miranda Fernandes. Discalculia e educação: quais conhecimentos os professores possuem acerca deste tema. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.116, pp. 272-283. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210015.

A escola na atualidade enfrenta grandes desafios em relação às dificuldades de aprendizagem. É crescente o número de alunos que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem, sendo que as relacionadas à aprendizagem dos conceitos matemáticos aparecem como sendo um fator preponderante no que tange ao fracasso escolar. Escolares que não aprendem matemática podem possuir discalculia, uma dificuldade específica em matemática que está relacionada a uma desordem estrutural na área relacionada às habilidades matemáticas. O presente estudo divulga os resultados de uma pesquisa de natureza qualitativa e delineamento exploratório que visou investigar a percepção dos professores de escolas de anos iniciais do Ensino Fundamental em uma cidade do interior do estado de São Paulo, região de Marília, a respeito do transtorno de aprendizagem denominado discalculia, suas características, formas de manifestações entre as crianças. Tal pesquisa indicou que os entrevistados não possuem conhecimento teórico sobre o tema, o que denota a necessidade de reformulação do conteúdo programático dos cursos de pedagogia e nos cursos de educação continuada, para que esses profissionais estejam aptos a trabalhar com alunos com discalculia. E destacou a relevância da ludicidade na intervenção pedagógica junto ao discalcúlico.

Keywords : Transtorno de Aprendizagem; Discalculia; Intervenção Psicopedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License