SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue116Dyscalculia and education: What knowledge the teachers have about this themeIntentional play in the education of children with ASD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MANDRA, Patrícia Pupin; SILVA, Gabriela dos Santos Leite e; ALPES, Matheus Francoy  and  SANTOS, Carla Manfredi dos. Consciência fonológica: diferentes formas de avaliação em crianças com desenvolvimento típico. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.116, pp. 284-290. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210014.

O objetivo foi verificar o desempenho em habilidades de consciência fonológica com a aplicação do teste CONFIAS in vivo e por meio de gravação em vídeo. Participaram do estudo 16 crianças com idades entre 7 e 8 anos (média de 7,8 anos), cursando o 2o e 3o ano do Ensino Fundamental e que apresentaram bom rendimento escolar. As avaliações constaram da aplicação do teste CONFIAS in vivo (P1) segundo as instruções contidas no manual do teste; e na aplicação do teste CONFIAS por meio de um vídeo (P2). Analisou-se o desempenho das crianças em cada contexto separadamente e foi feita comparação entre os dois contextos. Para a análise estatística, utilizou-se o teste de Wilcoxon e o teste de Mann-Whitney. Não houve diferença significativa entre o sexo, a idade e o tipo de procedimento usado para a aplicação do teste, mas a pontuação no nível silábico, fonêmico e total foi superior em ambos os sexos com o P2. As crianças mais velhas apresentaram melhor desempenho no teste tanto no nível silábico quanto no fonêmico, independentemente do procedimento. Constatou-se diferença estatística no desempenho dos participantes no nível silábico (p=0,02), no fonêmico (p<0,01) e na pontuação total do teste (p<0,01) quando foram comparados os procedimentos (P1 e P2) de avaliação, sendo que a maior diferença entre os contextos ocorreu no nível fonêmico (com média das diferenças de 4,1 pontos). As crianças apresentaram melhor desempenho no CONFIAS no P2 nos níveis silábico e fonêmico.

Keywords : Consciência Fonológica; Alfabetização; Testes de Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License