SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número116Discalculia e educação: quais conhecimentos os professores possuem acerca deste temaA brincadeira intencional na educação da criança com TEA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MANDRA, Patrícia Pupin; SILVA, Gabriela dos Santos Leite e; ALPES, Matheus Francoy  e  SANTOS, Carla Manfredi dos. Consciência fonológica: diferentes formas de avaliação em crianças com desenvolvimento típico. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.116, pp. 284-290. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210014.

O objetivo foi verificar o desempenho em habilidades de consciência fonológica com a aplicação do teste CONFIAS in vivo e por meio de gravação em vídeo. Participaram do estudo 16 crianças com idades entre 7 e 8 anos (média de 7,8 anos), cursando o 2o e 3o ano do Ensino Fundamental e que apresentaram bom rendimento escolar. As avaliações constaram da aplicação do teste CONFIAS in vivo (P1) segundo as instruções contidas no manual do teste; e na aplicação do teste CONFIAS por meio de um vídeo (P2). Analisou-se o desempenho das crianças em cada contexto separadamente e foi feita comparação entre os dois contextos. Para a análise estatística, utilizou-se o teste de Wilcoxon e o teste de Mann-Whitney. Não houve diferença significativa entre o sexo, a idade e o tipo de procedimento usado para a aplicação do teste, mas a pontuação no nível silábico, fonêmico e total foi superior em ambos os sexos com o P2. As crianças mais velhas apresentaram melhor desempenho no teste tanto no nível silábico quanto no fonêmico, independentemente do procedimento. Constatou-se diferença estatística no desempenho dos participantes no nível silábico (p=0,02), no fonêmico (p<0,01) e na pontuação total do teste (p<0,01) quando foram comparados os procedimentos (P1 e P2) de avaliação, sendo que a maior diferença entre os contextos ocorreu no nível fonêmico (com média das diferenças de 4,1 pontos). As crianças apresentaram melhor desempenho no CONFIAS no P2 nos níveis silábico e fonêmico.

Palavras-chave : Consciência Fonológica; Alfabetização; Testes de Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License