SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue117Learning Motivation Scale for elementary school: Psychometric analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SILVA, Cláudia da  and  CAPELLINI, Simone Aparecida. Correlação de habilidades cognitivo-linguísticas de escolares submetidos a intervenção fonológica. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, pp. 305-316. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210026.

Este artigo se propõe a correlacionar as habilidades cognitivo-linguísticas de escolares submetidos a intervenção fonológica, em situação de pré e pós-testagem. Participaram deste estudo 40 escolares, pertencentes ao 1º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em Grupo I (GI: 20 escolares sem dificuldades na alfabetização) e Grupo II (GII: 20 escolares com dificuldades na alfabetização). A pré e pós-testagem foi realizada com uso do Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-linguísticas para escolares em fase inicial de alfabetização. A intervenção fonológica envolveu tarefas de relação letra/som, análise, síntese, adição, substituição e discriminação fonêmica. Os escolares de GI e GII apresentaram desempenho estatisticamente significante, no entanto, o maior índice de correlação em pré e pós-testagem foi identificado para os escolares de GII, obtendo correlação positiva, de moderada a perfeita. As variáveis pertencentes à habilidade de escrita apresentaram o maior índice de interdependência, seguidas da habilidade de leitura, processamento auditivo e velocidade de processamento. A habilidade de consciência fonológica foi a que obteve menor índice de correlação.

Keywords : Alfabetização; Leitura; Educação Infantil; Deficiências da Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License