SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue117Correlation of cognitive-linguistic skills of students submitted to phonological interventionLiteracy Assessment: Preparation and content validation of IBALEC content author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

FERNANDES, Graziela Nunes Alfenas  and  LEMOS, Stela Maris Aguiar. Escala de motivação para a aprendizagem para o ensino fundamental: análise psicométrica. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, pp. 317-332. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210027.

INTRODUÇÃO: A motivação para aprender é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, relacionada a fatores internos e externos ao indivíduo. OBJETIVO: Analisar a psicometria da Escala de Motivação para a Aprendizagem para estudantes do Ensino Fundamental e sua associação com aspectos sociodemográficos. MÉTODOS: Estudo observacional, analítico e transversal com 124 adolescentes de uma escola de financiamento privado e seus pais ou responsáveis. Os dados de caracterização dos participantes, motivação e classificação econômica foram obtidos por meio dos instrumentos Questionário autoaplicável de Caracterização dos participantes, Escala de Motivação para a aprendizagem (EMAPRE) e Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), respectivamente, e submetidos a análise fatorial confirmatória, de consistência interna e inferencial RESULTADOS: Na análise descritiva, observou-se maior mediana na distribuição dos escores do domínio Meta Aprender. Na análise de associação, o domínio Meta Aprender mostrou associação linear e inversa com as variáveis idade e ano escolar. Na análise fatorial, os três fatores explicaram 40,56% da variância total na análise dos componentes principais e à rotação Varimax. Na análise da consistência interna, os domínios da escala de motivação apresentaram Alpha de Cronbach entre 0,795 e 0,801. CONCLUSÃO: Instrumento adequado para o perfil da amostra estudada e a importância de mais estudos e estratégias que favoreçam melhor motivação para a aprendizagem.

Keywords : Adolescente; Análise Fatorial; Desempenho Acadêmico; Motivação; Psicometria; Aprendizagem Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License