SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número117Escala de motivação para a aprendizagem para o ensino fundamental: análise psicométricaComparação de dados normativos do "ages and stages questionnaires" original e adaptado para creches públicas do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

NOBILE, Gislaine Gasparin; BARRERA, Sylvia Domingos  e  REBUSTINI, Flávio. Avaliação da alfabetização: elaboração e validação de conteúdo do IBALEC. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, pp. 333-345. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210028.

Profissionais de saúde frequentemente recebem crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem, porém, em geral, não possuem instrumentos breves para avaliar as defasagens da criança em relação às habilidades de leitura e escrita. Neste sentido, foi construído o Instrumento para Breve Avaliação da Leitura, Escrita e Compreensão (IBALEC), destinado a avaliar o desempenho em habilidades básicas de leitura, escrita e compreensão de alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é apresentar a estrutura e processo de validação de conteúdo do IBALEC. Após sua construção preliminar, o instrumento foi submetido a um painel formado por nove especialistas da área da aprendizagem da língua escrita, os quais avaliaram os itens do instrumento quanto à sua adequação aos objetivos propostos, incluindo aspectos como clareza, organização, objetividade e pertinência. Foi aplicado como índice de validade para a seleção dos itens o Content Validity Ratio (CVR), o qual indicou um valor crítico de 0,95, sendo acima do valor esperado (0,77). Foram obtidos, ainda, os seguintes CVR: pertinência 0,96; objetividade 0,98; organização 0,98 e clareza 0,95. Os índices obtidos sugerem a adequação do instrumento a suas finalidades. Torna-se essencial avançar para as etapas de evidências de estrutura interna e relação com outras variáveis para aumentar a confiabilidade do instrumento.

Palavras-chave : Leitura; Escrita; Compreensão; Desempenho Escolar; Psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License