SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue117Comparison of normative data from the original "Ages and Stages Questionnaires" and adapted for public daycare centers in Rio de JaneiroChild stimulation with retinoblastoma in a Multifunctional Resource Room - Visual Disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SILVA, Siomara Aparecida da; MATOS, Eden Schmidt de  and  VELTEN, Marcella de Castro Campos. Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, pp. 364-374. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210030.

O objetivo do trabalho foi analisar a influência da utilização dos exergames como parte integrante no conteúdo da Educação Física Escolar na coordenação motora dos estudantes. Três grupos experimentais (GE) participaram das 18 intervenções com exergames, jogos em quadra, ou aulas alternadas, respectivamente, enquanto o grupo controle (GC) seguiu com as aulas regulares de Educação Física. Testes de coordenação motora foram aplicados antes e após as intervenções. Os dados foram analisados através de medidas de tendências centrais, com comparações entre grupos (Kruskal-Wallis) e, para cada grupo, comparações entre momentos (Wilcoxon para amostras pareadas) e cálculo do tamanho do efeito. Não houve diferença significativa entre GC e GE, mas houve grande efeito para todos os grupos experimentais, principalmente no de exergames, em quase todas as habilidades. O uso dos exergames no contexto escolar pode promover uma ampliação do repertório motor da criança e o aperfeiçoamento de algumas habilidades de maneira lúdica, o que geralmente não ocorre em aulas de educação física sem organização do conteúdo.

Keywords : Jogos Virtuais; Atividade Motora; Conteúdo de Ensino; Esportes; Novas Tecnologias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License