SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue117Exergames as strategic content in school physical educationContributions of hybrid teaching and Neuroscience to the teaching learning process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

LINO, Carla Cristine Tescaro Santos  and  MENDONCA, Michelle Maia. Criança com retinoblastoma atendida em sala de recursos multifuncional - DV. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, pp. 375-391. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210031.

O retinoblastoma é um tumor maligno ocular com mais frequência na infância e pode causar a cegueira e a morte. O diagnóstico precoce possibilita alternativas para a saúde e para a educação da criança, em institutos especializados e estimulação precoce em Salas de Recursos Multifuncionais - Deficiência Visual (SRM-DV). O texto a seguir relata um estudo de caso de atendimento sobre o diagnóstico, tratamentos e a evolução, principalmente, do desenvolvimento da visão de uma criança com retinoblastoma, atendida em uma SRM-DV localizada em uma cidade do interior do estado do Paraná. Objetiva-se demonstrar o trabalho de estimulação visual desenvolvido por uma profissional especialista e o envolvimento familiar ao longo dos atendimentos. Por meio de consulta autorizada ao relatório de atendimento, apresenta-se detalhamento sobre o plano de trabalho e o relato do acompanhamento e evolução da criança atendida. Os resultados apresentam ações importantes que foram eficazes no atendimento individual com a criança e apontam a necessidade da continuidade do envolvimento familiar para que as atividades desenvolvidas e sugeridas pela especialista sejam realizadas também fora do ambiente da SRM-DV.

Keywords : Deficiência Visual; Educação Especial; Retinoblastoma; Estimulação Visual; Atendimento em Sala de Recursos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License