SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número117Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolarContribuições do ensino híbrido e da neurociência para o processo de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

LINO, Carla Cristine Tescaro Santos  e  MENDONCA, Michelle Maia. Criança com retinoblastoma atendida em sala de recursos multifuncional - DV. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, pp. 375-391. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210031.

O retinoblastoma é um tumor maligno ocular com mais frequência na infância e pode causar a cegueira e a morte. O diagnóstico precoce possibilita alternativas para a saúde e para a educação da criança, em institutos especializados e estimulação precoce em Salas de Recursos Multifuncionais - Deficiência Visual (SRM-DV). O texto a seguir relata um estudo de caso de atendimento sobre o diagnóstico, tratamentos e a evolução, principalmente, do desenvolvimento da visão de uma criança com retinoblastoma, atendida em uma SRM-DV localizada em uma cidade do interior do estado do Paraná. Objetiva-se demonstrar o trabalho de estimulação visual desenvolvido por uma profissional especialista e o envolvimento familiar ao longo dos atendimentos. Por meio de consulta autorizada ao relatório de atendimento, apresenta-se detalhamento sobre o plano de trabalho e o relato do acompanhamento e evolução da criança atendida. Os resultados apresentam ações importantes que foram eficazes no atendimento individual com a criança e apontam a necessidade da continuidade do envolvimento familiar para que as atividades desenvolvidas e sugeridas pela especialista sejam realizadas também fora do ambiente da SRM-DV.

Palavras-chave : Deficiência Visual; Educação Especial; Retinoblastoma; Estimulação Visual; Atendimento em Sala de Recursos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License