SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue117Contributions of hybrid teaching and Neuroscience to the teaching learning processHigh abilities/giftedness and school environment: A bibliographic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SILVA, Túlio César da  and  GOMES, Claudia. Produções sobre neuropsicologia e suas contribuições para a (DES) patologização da educação. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, pp. 397-415. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210033.

INTRODUÇÃO: Esse artigo lança como objetivo geral analisar a vinculação temática entre Neuropsicologia, Educação e Educação Inclusiva, a fim de mapear as contribuições teóricas e desafios metodológicos para a atualização sistemática de repertórios que promovam novas construções epistemológicas para a Educação Inclusiva. MÉTODO: O estudo baseou-se em uma busca de artigos científicos publicados no SciELO entre os anos de 2009 e 2019, a partir dos descritivos de busca "neuropsicologia e educação" e "neuropsicologia e educação inclusiva". A partir da seleção de 21 artigos, empreendeu-se uma análise textual que possibilitou a categorizações temáticas, a partir dos seguintes descritores de análise: "Favorecendo novos/outros contextos sociais", "Uso x abuso de medicamentos", "Empenho/Desempenho Cognitivo: do que estamos falando"; "Funções executivas: avanços necessários"; "Testagem x estereotipagem social". RESULTADOS: Como resultado, evidenciamos que, quantitativamente, a maioria dos estudos ocupam os domínios das ciências da saúde, provenientes de pesquisas experimentais de enfoque cognitivista, enquanto uma minoria ocupa periódicos de ciências sociais/humanas e educação. Não obstante aos limites teóricos e conceituais que reproduzem uma leitura fragmentada de desenvolvimento humano, reforçando um enfoque diagnóstico que acarreta abuso de medicamentos como técnica de ajustamento, há proposições pautadas na Psicologia Histórico-Cultural que, qualitativamente, constituem-se como possibilidade de alinhamento da Neuropsicologia a ações educacionais inclusivas. CONCLUSÃO: Concluímos que, para o desafio de anúncio na democratização de oportunidades educacionais, é preciso avançar no desvelamento das condições materiais que sustentam os pilares de uma sociedade capitalista periférica, bem como os impactos psicossociais implicados nesta, na determinação de nossas funções psíquicas superiores.

Keywords : Neuropsicologia; Educação Inclusiva; Medicalização; Psicologia Histórico-Cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License