SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue117Productions on Neuropsychology and their contributions to the (de)pathologization of educationPsychometric instruments for probing autism disorder: A systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

NOGUEIRA, Iasmim Faria et al. Altas habilidades/superdotação e ambiente escolar: uma revisão de literatura. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, pp. 416-432. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210034.

Estudos realizados na literatura brasileira mostram o crescimento do número das produções de artigos e pesquisas referentes às crianças com altas habilidades/superdotação no contexto escolar. Este artigo trata-se de uma revisão de literatura de produções em plataformas digitais e, posteriormente, analisados e discutidos, com o intuito de agrupar informações científicas existentes sobre a temática e compreender quais são as lacunas existentes no processo de desenvolvimento das habilidades dessas crianças. Constata-se a existência de barreiras nas relações que permeiam o público pesquisado, principalmente quando se mencionam as interações no ambiente escolar. Pela análise dos resultados, pode-se concluir que os estereótipos e os mitos vinculados às crianças com altas habilidades influenciam na aprendizagem e em suas interações.

Keywords : Criança; Educação Especial; Aspectos Emocionais; Desafios da Prática; Programa de Enriquecimento Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License