SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número117Altas habilidades/superdotação e ambiente escolar: uma revisão de literaturaInterlocuções das práticas psicopedagógicas e o serviço de atendimento educacional especializado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CARVALHO, Mírian Carla Lima; ALBUQUERQUE, Murilo Cezar de Souza; PALITOT, Mônica Dias  e  CHAVES, Célia Maria Cruz Marques. Instrumentos psicométricos de sondagem do transtorno autista: uma revisão sistemática. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, pp. 433-448. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210035.

Este estudo teve por objetivo geral realizar um levantamento dos instrumentos psicométricos de avaliação do Transtorno do Espectro Autista. A plataforma de busca utilizada foi o periódico Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na opção avançado, com os seguintes descritores: Autistic Disorder AND Psychometric. Foi aplicado o filtro Revisados por pares e nos últimos 10 anos. Na busca foram encontrados 302 artigos, entre os anos de 2009 e 2019. Ao serem analisados por títulos e resumos, foram selecionados 56 artigos que continham os dois descritores e os sinônimos relativos a Psicometria (como validade). Os objetivos deste estudo foram alcançados. E, com isso, notou-se um acervo de instrumentos com diversas funções avaliativas aplicado com os pais de crianças com autismo, também com propriedades psicométricas de validade e fidedignidade. Entretanto, sugere-se uma lacuna em instrumentos criados a partir do âmbito nacional brasileiro.

Palavras-chave : Instrumentos; Psicometria; Transtorno Autista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License