SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número117  suppl.1Os desafios de dar continuidade ao atendimento psicopedagógico em meio às repercussões da pandemia de covid-19 na saúde mental e no ensinoDialética entre teoria e prática psicopedagógica em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

FREITAS, Cristiane Davina Redin; RODIGHERI, Anameri Lara Bonotto  e  MENEZES, Ana Luisa Teixeira de. Tecnologia, educação e o pensamento complexo em tempos da COVID-19. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, suppl.1, pp. 40-51. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210041.

Este artigo tem por objetivo fazer uma discussão teórica sobre o uso de tecnologia na educação. Para isso, divide-se em três tópicos: "A tecnologia e o coronavírus" "Educação e tecnologia" e "Considerações finais". O estudo situa-se em um momento histórico de pandemia, após a determinação de calamidade pública mundial pela presença do coronavírus. A escola, instituição que acompanha as mudanças da sociedade e é responsável pela construção e pela socialização do conhecimento, passou por uma transformação, assumindo com urgência o ensino a distância, também chamado de ensino remoto. A epistemologia do pensamento complexo problematizará as mudanças causadas pela tecnologia durante esse período de pandemia. Como conclusão, é possível ver que ambas as modalidades podem reproduzir velhos conceitos ou possibilitar a criação de conceitos novos. É necessário haver uma discussão constante sobre qual é o real sentido da educação.

Palavras-chave : Tecnologia; Educação; COVID-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License