SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue118Phonological awareness in teaching reading to students with learning difficulties in the early years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MARTINS, Sendy Christine Pinheiro  and  PINTO, Lariana Paula. Competências acadêmicas e habilidades sociais: Estudo correlacional em crianças. Rev. psicopedag. [online]. 2022, vol.39, n.118, pp. 5-13. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20220001.

O presente estudo apresenta correlações entre competências acadêmicas e habilidades sociais evidenciadas em 50 escolares da rede pública de 6 a 13 anos (M=9,14; DP=2,01) moradores do interior de Minas Gerais. As competências acadêmicas foram mensuradas por meio do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e as habilidades sociais pelo Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competências Acadêmicas para Crianças (SSRS). Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre a habilidade social de Responsabilidade e competências de escrita, aritmética e desempenho acadêmico geral. Também se verificou correlação semelhante entre a habilidade social de assertividade e as competências de leitura, escrita e desempenho acadêmico geral. Os resultados e estudos mostram que o repertório de habilidades sociais em crianças pode estar atenuado no processo de aprendizagem, e programas de desenvolvimento de habilidades sociais na infância podem ser realizados como preventivos de problemas de aprendizagem e comportamento.

Keywords : Habilidades Sociais; Competências Acadêmicas; Crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License