SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número118Consciência fonológica no ensino da leitura a estudantes com dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MARTINS, Sendy Christine Pinheiro  e  PINTO, Lariana Paula. Competências acadêmicas e habilidades sociais: Estudo correlacional em crianças. Rev. psicopedag. [online]. 2022, vol.39, n.118, pp. 5-13. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20220001.

O presente estudo apresenta correlações entre competências acadêmicas e habilidades sociais evidenciadas em 50 escolares da rede pública de 6 a 13 anos (M=9,14; DP=2,01) moradores do interior de Minas Gerais. As competências acadêmicas foram mensuradas por meio do Teste de Desempenho Escolar (TDE) e as habilidades sociais pelo Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competências Acadêmicas para Crianças (SSRS). Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre a habilidade social de Responsabilidade e competências de escrita, aritmética e desempenho acadêmico geral. Também se verificou correlação semelhante entre a habilidade social de assertividade e as competências de leitura, escrita e desempenho acadêmico geral. Os resultados e estudos mostram que o repertório de habilidades sociais em crianças pode estar atenuado no processo de aprendizagem, e programas de desenvolvimento de habilidades sociais na infância podem ser realizados como preventivos de problemas de aprendizagem e comportamento.

Palavras-chave : Habilidades Sociais; Competências Acadêmicas; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License