SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número118Estudos sobre discalculia e instrumentos de avaliação psicopedagógicaUm instrumento de análise do processo de aprender - Imagens e representações na leitura do desenho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BORTOLATTO, Mariana de Oliveira et al. Avaliação de habilidades sociais em universitários. Rev. psicopedag. [online]. 2022, vol.39, n.118, pp. 83-96. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20220007.

O tema das habilidades sociais tem sido estudado no contexto universitário devido à sua importância nas relações interpessoais e adaptação às demandas da vida acadêmica. O objetivo desta revisão crítica da literatura foi analisar os resultados de estudos empíricos sobre avaliação das habilidades sociais em universitários, verificando instrumentos utilizados, temáticas recorrentes e resultados alcançados. Foram incluídos artigos indexados nas bases PubMed, PsycINFO, BVS-PSI, SciELO e LILACS. Foram encontrados 235 artigos e, após exclusões, 29 artigos foram selecionados para a análise final. Os resultados mostraram correlação positiva entre um bom repertório de habilidades sociais e assertividade, senso de autoeficácia, interações sociais satisfatórias e adaptação acadêmica; mas não entre habilidades sociais e habilidades de raciocínio intelectual, tipo de curso ou universidade. Futuros estudos poderão incluir métodos de avaliação multimodal, que sirvam de diretrizes para o desenvolvimento de protocolos de treinamento dessas habilidades. Acredita-se que o presente estudo possa contribuir para avanços em pesquisas na área escolar e educacional, pois o ambiente escolar, desde as séries iniciais até a universidade, é um contexto relevante para o desenvolvimento das habilidades sociais.

Palavras-chave : Habilidades Sociais; Universitários; Revisão; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License