SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número119Hardiness, estresse e adaptação acadêmica: uma revisão narrativa da literaturaContribuições psicopedagógicas para leitura na construção do conhecimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

OGASSAVARA, Dante et al. Role playing e suas possibilidades no contexto educacional. Rev. psicopedag. [online]. 2022, vol.39, n.119, pp. 242-250. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20220021.

O processo de aprendizagem tem sido foco de atenção por diferentes profissionais envolvidos nas práticas educacionais. Encontrar uma estratégia efetiva para a maior parte dos alunos é uma busca recorrente. Ao considerar as diferentes peculiaridades do discente, tais como processos desenvolvimentais, familiares, instrumentais, entre outros, é possível deparar-se com diversas características que tornam o processo de aprendizagem algo individual e singular, pois requer estruturas e habilidades básicas que podem auxiliar o desenvolvimento do aluno. Seguindo tais prerrogativas, este estudo versa sobre a possibilidade do role playing como uma estratégia para o contexto educacional. Para isso, este ensaio visou refletir sobre a temática, pautando-se na revisão documental de estudos clássicos e contemporâneos. Com base no arcabouço teórico disponível na literatura em um modelo de revisão narrativa, este estudo expõe a espontaneidade que o brincar com papéis possui em momentos iniciais da vida, durante a infância, e traz à tona possibilidades efetivas para prática no contexto educacional. Os achados observados na literatura destacam que modelos com maior efetividade tendem a ser aqueles os quais as reflexões são mais frequentes por parte dos alunos. Os facilitadores no processo do aprender demonstram perpassar a ideia de aprendizagem centrada em experiências, desta maneira, a estratégia de role playing apresenta-se como uma forma de cumprir esta prerrogativa ao facilitar a flexibilidade cognitiva e emocional do aluno por intermédio de um instrumento adaptado às demandas contextuais e experienciais, que podem ser observadas no contexto educacional.

Palabras clave : Aprendizagem; Educação; Ensino; Desempenho de Papéis.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License