SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número119Contribuições psicopedagógicas para leitura na construção do conhecimentoHabilidades sociais, funções executivas e desempenho acadêmico: Revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SILVANO, Juliane Dutra da Rosa  e  GODOY, Dalva Maria Alves. Fluência e compreensão de leitura: Pesquisas em foco. Rev. psicopedag. [online]. 2022, vol.39, n.119, pp. 262-269. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20220023.

No contexto de uma sociedade grafocêntrica, o pleno desenvolvimento do processo de alfabetização e das habilidades nele envolvidas é essencial. Para tal, é preciso constantemente refletir sobre os aspectos envolvidos nesse processo, de modo que ele aconteça por meio de práticas fundamentadas e eficazes. Sendo a automatização das habilidades de decodificação o ponto de partida para o alcance de uma leitura fluente e a compreensão o ponto de chegada para a constituição de um leitor habilidoso, a fluência de leitura pode ser considerada a ligação entre a decodificação e a compreensão de leitura. É justamente a relação entre a fluência e a compreensão leitora o objeto de análise do presente estudo, ou seja, objetivou-se analisar, por meio de um levantamento de produções acadêmicas nos bancos de dados selecionados, a existência ou não dessa relação e sua direcionalidade. Os resultados obtidos apontam para a existência de uma relação entre essas habilidades, porém ainda sem uma definição clara da direcionalidade da mesma.

Palavras-chave : Leitura; Alfabetização; Fluência de Leitura; Compreensão Leitora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License