SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número120Isolamento social, pandemia e a atividade docente: Significações sobre o ensino remotoPercepção de professores sobre intervenção educativa de base fônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SEABRA, Alessandra Gotuzo et al. Escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem: Efeito Mateus. Rev. psicopedag. [online]. 2022, vol.39, n.120, pp. 333-343. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20220030.

O estudo investigou a linguagem escrita de crianças do 2º e 4º anos com e sem sinais de transtorno específico de aprendizagem. Objetivou comparar as escritas entre dois os grupos de alunos, de modo a verificar se a diferença entre eles seria menor nas séries iniciais e tenderia a aumentar nas séries finais, como previsto teoricamente com base no efeito Mateus. Participaram do estudo 51 professores e 1085 alunos, sendo 49 indicados com sinais compatíveis com o transtorno específico de aprendizagem. O instrumento utilizado para analisar a escrita dos alunos foi o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). A partir das análises realizadas, observou-se que o total de palavras certas no ditado do TDE-II foi maior no 4o ano do que no 2o ano para a amostra total, como esperado, e que a diferença entre os alunos com e sem queixas de dificuldades foi maior no 4o ano do que no 2o ano. Análise de post-hoc revelou que não houve diferença estatisticamente significativa entre os alunos com queixas do 2o ano e do 4o ano, ou seja, a diferença entre eles foi tão pequena que não se mostrou significativa. Tal resultado corrobora o efeito Mateus, sugerindo que crianças com dificuldades ao início da escolarização tendem a apresentar menores ganhos e se distanciar cada vez mais dos colegas com habilidades mais desenvolvidas. Logo, estratégias e intervenções precisam ser desenvolvidas para facilitar o desenvolvimento da linguagem escrita das crianças e promover avanços logo ao início da escolarização.

Palavras-chave : Alfabetização; Desenvolvimento da Linguagem; Transtorno de Aprendizagem Específico; Intervenção Precoce (Educação); Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License