SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número120O uso da SIS-C no aprimoramento da relação família-escolaTarefa Escolar: Suporte parental e desempenho nas funções executivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

POTT, Eveline Tonelotto Barbosa; NEVES, Maura Assad Pimenta  e  SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. A Psicologia Escolar no trabalho com adolescentes: A arte como intervenção. Rev. psicopedag. [online]. 2022, vol.39, n.120, pp. 368-376. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20220034.

Este artigo, derivado de duas pesquisas de doutorado, reflete sobre os fundamentos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural em sua compreensão da adolescência. Objetiva discutir possibilidades de intervenção mediadas pela arte em uma perspectiva que compreende esse momento do desenvolvimento como propício à ampliação do pensamento e da imaginação, duas funções psicológicas que assumem prevalência na adolescência. O artigo ressalta, ainda, a importância de compreender os afetos na adolescência como base da potência de ação do sujeito, o que requer a criação de formas emergentes de intervenção que favoreçam o desenvolvimento da imaginação e do pensamento, funções que têm na base o afetivo.

Palavras-chave : Psicologia Escolar; Adolescência; Psicologia Histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License