SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue120Psychopedagogy for grown-ups Psychopedagogical care in the mature ageStress, depression and anxiety in mothers of autism: National review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PHILLIPPS, Alexandra Ferreira et al. Problemáticas na aprendizagem na pandemia COVID-19: Diretrizes e ferramentas educacionais. Rev. psicopedag. [online]. 2022, vol.39, n.120, pp. 404-411. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20220042.

Aprimoramento no processo educacional tem sido enfoque de profissionais distintos a fim de proporcionar benefícios ao aluno no processo de aprendizagem ou no seu desenvolvimento psicológico, físico e social. Entretanto, em decorrência da pandemia de COVID-19, fez-se necessário a adaptação para um novo contexto e, em específico, que atendesse às demandas da educação básica transpassando as atividades, até então presenciais, para o modelo digital. Mediante a esse cenário, este estudo perpassa as diretrizes que orientam os profissionais da educação, as problemáticas oriundas do ensino remoto e as ferramentas tecnológicas para a prática do ensino no período citado. Com base no arcabouço teórico disponível, o presente estudo pautou-se em uma revisão narrativa da literatura científica. Os achados indicam a importância das diretrizes enquanto políticas públicas para a unificação do processo educacional e estratégias para a adaptação na utilização de ferramentas digitais. Porém, o contexto de ensino remoto, seja por meio de aulas síncronas ou assíncronas, também enfatiza a desigualdade social persistente no Brasil e outros prejuízos ao aluno, sejam eles desenvolvimentais ou relacionados à aprendizagem. Com isso, são evidenciados prejuízos para alunos que apresentam uma condição socioeconômica inferior, que tendem a não possuir acesso a estas diferentes tecnologias e, independentemente desse fator, os prejuízos educacionais presentes no processo da aprendizagem e nas dinâmicas não realizadas no ambiente escolar devido ao distanciamento social.

Keywords : Educação Básica; Aprendizagem; COVID-19; Ensino Remoto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License