SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número121Impactos do isolamento social no desenvolvimento de pré-escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

RUBINSTEIN, Edith. Repercussões sociais/culturais e psíquicas da linguagem escrita na aprendizagem do sujeito. Rev. psicopedag. [online]. 2023, vol.40, n.121, pp. 5-16. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20230001.

A linguagem escrita é uma ferramenta básica em nossa Cultura, pois ela permite resgatar e transmitir o patrimônio cultural através da História da Humanidade. Considera-se fundamental compreendê-la integralmente, levando em conta aspectos relacionados às quatro habilidades básicas: ler, escrever, falar e escutar, como fundamentado por Kenneth Goodman (1977) e Condemarin (1992). Aprender a ler e escrever é um "rito de passagem" que demanda experiências formais e informais, dentro e fora do contexto escolar. A produção da linguagem escrita abre espaço para a singularização, isto é, possibilita expressar e identificar-se aos valores e conceitos que contribuem para a formação individual e coletiva. Sendo considerada a "espinha dorsal da escolarização", muitas das queixas de Dificuldades de Aprendizagem podem ser relacionadas à sua fragilidade, tendo repercussões na constituição do sujeito aprendente. Este artigo tenta descrever a amplitude do que envolve a queixa escolar referente à produção de linguagem de maneira integral e integrada, apresentando enfoques teóricos que fundamentam a Psicopedagogia Dinâmica no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem.

Palavras-chave : Dificuldades de Aprendizagem; Rito de Passagem; Linguagem Integral; Repercussões no Processo de Aprendizagem do Sujeito Aprendente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License