SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número121Neuroplasticidade, memória e aprendizagem: Uma relação atemporalCrianças institucionalizadas: O impacto da privação psicossocial precoce na memória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

FERRAREZI, Renata Soares Leal. Um traço e um abraço: Afetividade como elemento facilitador da aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2023, vol.40, n.121, pp. 76-83. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20230007.

A afetividade fecunda o ser humano por toda a sua existência, desde o nascimento até a sua morte, estando presente em todas as fases da vida. A questão que se coloca é: Qual a importância da afetividade na relação aluno e professor e como esta influencia a prática pedagógica? Diversos estudos, de abordagem freudiana, piagetiana, vygotskyana e walloniana, dão ênfase à relação da afetividade com o desenvolvimento cognitivo, tendo, portanto, relação com a aprendizagem. A afetividade indiscutivelmente ocupa lugar de destaque no processo de aprendizagem e a maneira como ela acontece pode ser decisiva na concepção de mundo construída pelo aluno, bem como na sua elaboração do conhecimento.

Palavras-chave : Afetividade; Vínculo Afetivo; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License