SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Os rituais de adormecimento da criança pequena: alguns resultados de uma pesquisa realizada na região da Picardia*, França índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MAZZA, Márcia Maria Porto Rossetto  e  LEFEVRE, Fernando. Cuidar em família: análise da representação social da relação do cuidador familiar com o idoso. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 1-10. ISSN 0104-1282.

O estudo se propôs investigar o cotidiano dos cuidadores familiares de idosos com idade a partir de 70 anos e com incapacidade funcional. Particularmente, o objetivo foi compreender o que é para esse cuidador familiar o ato de cuidar e como ele vê esse idoso objeto do cuidado. O universo da pesquisa abrangeu 17 cuidadores familiares de idosos, circunscritos na área de abrangência do Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP, do município de São Paulo, e participantes do "Projeto Capacidade," intitulado Programa de Assistência ao Idoso no Domicílio, fundamentado num Sistema de Vigilância à Incapacidade Funcional e Dependência. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa e a estratégia metodológica para análise das entrevistas foi a do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Diferentes representações sociais foram extraídas dos discursos desses cuidadores familiares. Podemos salientar que cuidadores do presente estudo cuidam de seus idosos com respeito e dignidade embora sintam-se, muitas vezes, desencorajados pelo desgaste e pelas dificuldades que, cotidianamente, têm de enfrentar no seu trabalho, sem a ajuda e respaldo necessários, solitários e desprovidos de atenção.

Palavras-chave : Cuidador familiar; Idoso; Família; Envelhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License