SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Cuidar em família: análise da representação social da relação do cuidador familiar com o idosoOs desafios na garantia do direito à convivência familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BRISSET, Christine. Os rituais de adormecimento da criança pequena: alguns resultados de uma pesquisa realizada na região da Picardia*, França. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 11-18. ISSN 0104-1282.

Nosso estudo se refere ao momento específico de adormecimento da criança pequena e aos diferentes tipos de representações que o cercam em nossa sociedade ocidental. Este espaço de separação possível pode ser a ocasião do desenvolvimento de rituais particulares. Após uma pesquisa sobre a evolução dos aconselhamentos dados aos jovens pais nos manuais de puericultura, assim como sobre a evolução das representações iconográficas, perguntamos aos pais sobre suas representações e sobre suas práticas de acompanhamento do sono de seu filho. É esse trabalho que apresentaremos aqui. Um de nossos objetivos foi escutar o discurso parental sobre a relação e as condições instauradas quando do adormecimento da criança pequena. Nossa pesquisa é bastante específica na medida em que demos a palavra aos pais da Picardia mas, paralelamente, inscreve-se em um trabalho mais amplo de comparação intercultural.

Palavras-chave : Sono; Adormecimento; Criança; Pais; Representações; Práticas de maternagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License