SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Sleeping rituals of the small child: some results of a study conducted in the region of Picardy, FranceMaternal expectation and children's literacy achievement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

PEREIRA, Juliana Maria Fernandes  and  COSTA, Liana Fortunato. Os desafios na garantia do direito à convivência familiar. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 19-31. ISSN 0104-1282.

A partir de um estudo realizado em uma região metropolitana brasileira, discutiremos, neste artigo, os desafios encontrados para a inserção de crianças maiores e adolescentes institucionalizados em lares substitutos, procurando ampliar a discussão para além do enfoque predominante na literatura nacional - a adoção de bebês. O objetivo da investigação foi estudar o cadastramento de crianças maiores e adolescentes para adoção, atentando para as dificuldades na articulação entre os segmentos envolvidos e os significados construídos pelos sujeitos nesse contexto, assim como as possíveis relações entre estes aspectos e a problemática do abandono, da institucionalização e da adoção. Os dados evidenciaram que, além da escassez de candidatos que pleiteiam estas adoções, os entraves estão também relacionados a uma comunicação insuficiente entre as instâncias e às dificuldades para a definição sobre o encaminhamento dos casos. O conseqüente prolongamento da institucionalização diminui substancialmente as possibilidades tanto de inserção em lar substituto quanto de retorno ao de origem. Mais que a adoção, o trabalho evidenciou a emergente ideologia da desinstitucionalização e integração à família, seja pela adoção, reintegração familiar ou formas alternativas de convivência familiar.

Keywords : Abandono; Institucionalização; Adoção de crianças maiores e adolescentes; Reintegração familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License