SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Os rituais de adormecimento da criança pequena: alguns resultados de uma pesquisa realizada na região da Picardia*, FrançaExpectativa materna e o desempenho da criança na alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

PEREIRA, Juliana Maria Fernandes  e  COSTA, Liana Fortunato. Os desafios na garantia do direito à convivência familiar. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 19-31. ISSN 0104-1282.

A partir de um estudo realizado em uma região metropolitana brasileira, discutiremos, neste artigo, os desafios encontrados para a inserção de crianças maiores e adolescentes institucionalizados em lares substitutos, procurando ampliar a discussão para além do enfoque predominante na literatura nacional - a adoção de bebês. O objetivo da investigação foi estudar o cadastramento de crianças maiores e adolescentes para adoção, atentando para as dificuldades na articulação entre os segmentos envolvidos e os significados construídos pelos sujeitos nesse contexto, assim como as possíveis relações entre estes aspectos e a problemática do abandono, da institucionalização e da adoção. Os dados evidenciaram que, além da escassez de candidatos que pleiteiam estas adoções, os entraves estão também relacionados a uma comunicação insuficiente entre as instâncias e às dificuldades para a definição sobre o encaminhamento dos casos. O conseqüente prolongamento da institucionalização diminui substancialmente as possibilidades tanto de inserção em lar substituto quanto de retorno ao de origem. Mais que a adoção, o trabalho evidenciou a emergente ideologia da desinstitucionalização e integração à família, seja pela adoção, reintegração familiar ou formas alternativas de convivência familiar.

Palavras-chave : Abandono; Institucionalização; Adoção de crianças maiores e adolescentes; Reintegração familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License