SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Os desafios na garantia do direito à convivência familiarPromoção de habilidades sociais em pré-escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

SERRA, Maria José de Mesquita  y  CORREA, Jane. Expectativa materna e o desempenho da criança na alfabetização. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 32-45. ISSN 0104-1282.

Este trabalho examina a relação entre a expectativa materna e o desempenho da criança na alfabetização. Um questionário do qual constavam sete textos de diferentes momentos da aprendizagem da escrita foi apresentado a 45 mães que deveriam assinalar como esperavam e como desejavam que seus filhos estivessem escrevendo no meio (julho) e ao final (novembro) do ano letivo. Nestas épocas, foram coletadas amostras da produção escrita das crianças. Em julho, o desempenho das crianças foi além do esperado e do desejado por suas mães. Contudo, em novembro, diminuiu o número de crianças cujo desempenho superou o esperado ou o desejado pelas mães, aumentando a percentagem daquelas que ficaram aquém do que suas mães declararam esperar ou mesmo desejar. Neste caso, grande parte das crianças tem mães cujo desejo supera a expectativa que têm quanto à produção escrita da criança. A maioria das crianças cujo desempenho surpreendeu suas mães foram aquelas cujo desejo e expectativa materna coincidiram.

Palabras clave : Expectativa materna; Alfabetização; Escrita da criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License