SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Maternal expectation and children's literacy achievementAdherence to treatment by caregivers of children with asthma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SALVO, Caroline G. De; MAZZAROTTO, Ingrid H. K.  and  LOHR, Suzane S.. Promoção de habilidades sociais em pré-escolares. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 46-55. ISSN 0104-1282.

A promoção de habilidades sociais nas relações da criança, a um nível preventivo, proporciona o desenvolvimento e melhoria da competência social, resultando em maior adaptabilidade ao meio social. Esta pesquisa teve por objetivo verificar a eficácia de um programa preventivo de desenvolvimento de habilidades sociais em crianças de 4 a 6 anos e seus pais. Os resultados refletem o desempenho de 9 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 5 e 6 anos. Como instrumento de análise utilizou-se o Child Behavior Check-List (CBCL), respondido pelos pais em relação aos comportamentos dos filhos, antes e após a participação do programa. A partir desta análise, foi possível observar que existe uma diferença estatística entre os resultados do CBCL pré e pós-intervenção, indicando mudanças na percepção dos comportamentos das crianças pelos pais e provável aumento dos comportamentos facilitadores de interação social.

Keywords : Habilidades sociais; Programas preventivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License