SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Expectativa materna e o desempenho da criança na alfabetizaçãoAdesão ao tratamento da asma na infância: dificuldades enfrentadas por cuidadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SALVO, Caroline G. De; MAZZAROTTO, Ingrid H. K.  e  LOHR, Suzane S.. Promoção de habilidades sociais em pré-escolares. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 46-55. ISSN 0104-1282.

A promoção de habilidades sociais nas relações da criança, a um nível preventivo, proporciona o desenvolvimento e melhoria da competência social, resultando em maior adaptabilidade ao meio social. Esta pesquisa teve por objetivo verificar a eficácia de um programa preventivo de desenvolvimento de habilidades sociais em crianças de 4 a 6 anos e seus pais. Os resultados refletem o desempenho de 9 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 5 e 6 anos. Como instrumento de análise utilizou-se o Child Behavior Check-List (CBCL), respondido pelos pais em relação aos comportamentos dos filhos, antes e após a participação do programa. A partir desta análise, foi possível observar que existe uma diferença estatística entre os resultados do CBCL pré e pós-intervenção, indicando mudanças na percepção dos comportamentos das crianças pelos pais e provável aumento dos comportamentos facilitadores de interação social.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Programas preventivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License