SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Promoção de habilidades sociais em pré-escolaresMaternidade de adolescentes de periferias sociais e urbanas: algumas análises à luz da Psicologia Ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MENDONCA, Mariana B.  e  FERREIRA, Eleonora A. P.. Adesão ao tratamento da asma na infância: dificuldades enfrentadas por cuidadoras. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 56-68. ISSN 0104-1282.

A asma na infância é considerada uma doença crônica de difícil controle devido ao grande número de fatores envolvidos tanto na etiologia, como na prevenção e tratamento da doença. Por se tratar de uma doença crônica, acarreta para a criança e para o seu cuidador uma série de restrições que podem comprometer a qualidade de vida quando não seguidas ou quando administradas de forma inadequada. Este estudo procurou identificar e analisar quais as principais dificuldades em aderir ao tratamento pediátrico da asma segundo o relato de dez mães, todas cuidadoras primárias de dez crianças em tratamento em um hospital universitário. Na coleta de dados, foram utilizados prontuários médicos, um roteiro de entrevista e a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas. Os resultados indicaram que a qualidade da adesão ao tratamento está relacionada a fatores como a compreensão do cuidador acerca da doença e do tratamento e a dificuldade - custo da adesão - em seguir todas as regras indicadas.

Palavras-chave : Asma; Cuidadores primários; Adesão ao tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License