SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Adesão ao tratamento da asma na infância: dificuldades enfrentadas por cuidadorasGenograma e ecomapa: possibilidades de utilização na estratégia de saúde da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

OLIVEIRA, Nancy Ramacciotti de. Maternidade de adolescentes de periferias sociais e urbanas: algumas análises à luz da Psicologia Ambiental. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 69-77. ISSN 0104-1282.

Esse artigo apresenta reflexões sobre a procriação de adolescentes de periferias sociais e urbanas de duas grandes cidades do Estado de São Paulo (BR), Santos e Santo André, baseando-se em conceitos da Psicologia Ambiental, a partir de três estudos realizados anteriormente com adolescentes grávidas e mães pobres. Naquelas condições sócio-ambientais, a gravidez pareceu diretamente associada a carências advindas de modelos que apresentam necessidades que aquelas adolescentes não podiam prover. A procriação de adolescentes pobres numa sociedade globalizada, com desafios de busca de uma forma de desenvolvimento que seja sustentável, é entendida como um fenômeno psicossocial, que deve ser tratado de forma interdisciplinar, uma vez que alcança âmbitos maiores, de ordem ética e política.

Palavras-chave : Gravidez na adolescência; Procriação de adolescentes pobres; Psicologia Ambiental; Riscos ambientais para juventude; Procriação e protagonismo juvenil; Escola; Enraizamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License