SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Motherhood among poor teenagers belonging to social and urban outskirts: analysis under the light of environmental psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

MELLO, Débora F. de et al. Genograma e ecomapa: possibilidades de utilização na estratégia de saúde da família. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 78-91. ISSN 0104-1282.

Conhecer a estrutura da família, sua composição, como os membros se organizam e interagem entre si e com o ambiente, os problemas de saúde, as situações de risco, os padrões de vulnerabilidade, é vital para o planejamento do cuidado à saúde da família. Este estudo objetiva descrever a aplicação dos instrumentos genograma e ecomapa em duas famílias cadastradas no Núcleo de Saúde da Família IV do Centro de Saúde Escola de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com vistas à reflexão sobre sua utilização no PSF. É um estudo descritivo-exploratório, fundamentado na literatura e na experiência das autoras quanto à utilização do genograma e ecomapa como um instrumento de coleta de dados em entrevistas com famílias. A aplicação destes instrumentos possibilitou informações sobre a família e suas relações entre si e com a comunidade, constituindo-se em uma ferramenta para ordenar as informações sobre a família, de forma prática, para o cuidado da saúde centrado na família. Conclui-se que esses instrumentos podem ser adotados pela equipe de saúde da família como uma forma de abordar a família, de modo que esta se sinta participante do processo de coleta de informações, bem como possibilita conhecer a família no que tange à estrutura familiar, cultura, ciclo de vida, relações e inter-relações.

Keywords : Genograma; Ecomapa; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License